Livros recomendados
Livros aprovados e recomendados pelo GADvS Homoafetividade e Direitos LGBTI (Maria Berenice Dias, 6ª Ed., São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2014) Manual da Homoafetividade. Da Possibilidade Jurídica do Casamento Civil, da União Estável e da Adoção por Casais Homoafetivos (Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, 2ª Ed., São Paulo: Ed. Método, 2013) Direito da Antidiscriminação (Roger Raupp Rios, São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2008) O Princípio da Igualdade e a Discriminação por Orientação Sexual (Roger Raupp Rios, São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2002) Nome e Sexo. Mudanças no Registro Civil (Tereza Rodrigues Vieira, São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2009) Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo (org.: Maria Berenice Dias, 2ª Ed., São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2014) Minorias Sexuais. Direitos e Preconceitos (org.: Tereza Rodrigues Vieira, Brasília: Ed. Consulex, 2012) O que é Transexualidade (Berenice Bento, São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008) Identidade Sexual e Transexualidade (org.: Tereza Rodrigues Vieira e Luiz Airton Saavedra de Paiva, São Paulo: Ed. Roca, 2009)
Lançamento da segunda edição do livro “Manual da Homoafetividade”
0É com enorme prazer que o Dr. Paulo Iotti convida a todas e todos para o lançamento da segunda edição do seu livro “Manual da Homoafetividade. Da Possibilidade Jurídica do Casamento Civil, da União Estável e da Adoção por Casais Homoafetivos”, juntamente com outras obras, que será realizado no dia 10 de abril de 2013, na Livraria Saraiva do Shopping Pateo Paulista (Rua Treze de Maio, 1.947, Paraíso, São Paulo/SP, Piso Térreo – Paraíso), a partir das 19h00.
Dr. Paulo Roberto Iotti Vecchiatti é Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino/Bauru, Especialista em Direito Constitucional pela PUC/SP, advogado, autor do Livro “Manual da Homoafetividade. Da Possibilidade Jurídica do Casamento Civil, da União Estável e da Adoção por Casais Homoafetivos” (2ª Edição, São Paulo: Ed. Método, 2013), co-autor dos Livros “Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo” (organizado por Maria Berenice Dias) e “Minorias Sexuais. Direitos e Preconceitos” (organizado por Tereza Rodrigues Vieira) e membro do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual.
O SEDUTOR FUTURO DA TEOLOGIA – Claudio de Oliveira Ribeiro (organizador), Daniel Souza e Vânia Daibert
0No contexto teológico, a relação entre teoria e prática será melhor desenvolvida no futuro, tanto na relação da teologia com o cotidiano das igrejas, como na da teologia com a sociedade e com a vida em geral.
Isso se dará em função da conjugação de, ao menos, dois fatores. O primeiro é a herança que a teologia latinoamericana consolidou ao propor uma teologia prática que valoriza a comunidade eclesial e a articulação entre a fé e a política. O segundo é o zelo das igrejas em não permitir que a teologia ‘caia’ em um academicismo ou em um secularismo teológico.
Na apresentação desta obra outra palavra é necessária. Para o título dela somos devedores de um grande teólogo, José Maria Vigil. A expressão “O Sedutor Futuro da Teologia” é dele. Esperamos que a leitura destes textos contribua para o fortalecimento da nossa fé, para a abertura de novos horizontes, amplos e plurais, para a tessitura de uma vida comunitária humana, inclusiva, dialógica e bem-aventurada, como a do Evangelho.
Fonte Editorial
Link de Compra: http://www.fonteeditorial.com.br/fonte-editorial-catalogo/sedutor-futuro-da-teologia-o/
NOSSA TRIBO: GAYS, DEUS, JESUS E A BÍBLIA – Nancy Wilson
0Com o atual frisson de combate ao terror, a Rev. Nancy Wilson faz uma boa colocação ao referir-se como uma terrorista do ecumenismo, pois sua presença nos organismos ecumênicos causava arrepios às outras igrejas. Mas o interessante é que os mesmos delegados que viam com reserva a participação das Igrejas da Comunidade Metropolitana também aproveitavam para pedir orientação a seus representantes.
A Rev. Nancy faz teologia contando histórias, e assim vai refletindo sobre a experiência de ser LGBT neste mundo. Deus nos criou e nos deu tantos dons, muitos inerentes a essa tribo. Mas a homossexualidade é apenas a ponta o iceberg de problemas ainda mais profundos na relação entre sexualidade humana e igreja. O papel da ICM é esse: apontar para esses problemas, criar um espaço onde todos sejam acolhidos e fazer terrorismo frente às injustiças do mundo.
Filipe Fialho Alves – Vitória, ES
Metanoia Editora
Idioma: Livro em português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 15,5 X 23 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2012
Número de páginas: 276
Autora: Nancy Wilson
Link de compra: http://metanoiaeditora.com/products/Nossa-Tribo.html
MINORIAS SEXUAIS – DIREITOS E PRECONCEITOS – Org. Tereza Rodrigues Vieira
0“Após décadas de militância na luta pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, muito me alegra testemunhar esforços pela busca do exercício de cidadania desses brasileiros.
O mundo todo caminha para uma possibilidade de diversidade, de respeito ao diferente. Mas, em nossas ruas, quanto mais a sociedade avança na compreensão e aceitação da homossexualidade, o que vemos é o agravamento da reação homofóbica. Isso vem de uma parte minoritária, mas muito estridente, da sociedade.
Não se é mais digno ou menos digno pelo fato de se ter nascido homem ou mulher. Assim como ninguém o é por sua orientação sexual. Aceitar o diferente é premissa básica para a construção da cidadania. É o “voluntário navegar por um rio sem margens fixas”, como proclamado pelo Ministro Ayres Britto, no histórico julgamento da união homoafetiva pelo Supremo Tribunal Federal.
As dificuldades são muitas. Mas também são muitos os avanços conquistados à custa da coragem de incansáveis soldados dessa batalha. Uma batalha reforçada agora por este trabalho da Professora Tereza Rodrigues Vieira e seus colaboradores, que vem somar esforços para melhor compreensão da complexidade das relações pessoais, afetivas e sociais. E para ampliar uma discussão interminável que caminha para a construção de direitos.” – Marta Suplicy, Senadora da República
Sobre a Organizadora
TEREZA RODRIGUES VIEIRA (Org.) é Pós-Doutora em Direito pela Université de Montreal, Canadá. Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Université de Paris. Especialista em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Supe- rior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e em Sexualidade Humana pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana. Professora nos Cursos de Pós-Graduação em Bioética e Pastoral da Saúde do Centro Universitário São Camilo (São Paulo) e em Direito Civil e Processo Civil na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ex-Pesquisadora do Governo Federal junto à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Bioética. Advogada em São Paulo. Professora-Pesquisadora da Universidade Paranaense (UNIPAR), no Mestrado em Direito, da disciplina Biodireito e Tutela Jurisdicional das Minorias. Professora-Pesquisadora de Bioética nos Cursos de Direito, Enfermagem e em Tecnologia em Estética e Cosméticos, na UNIPAR. Consultora da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil para a elaboração do Estatuto da Diversidade Sexual. Membro convidada do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam).
Autores: Paulo Roberto Iotti Vecchiatti (membro do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual) • Alexandre Magno Augusto Moreira • Amanda Pegorini Gimenes • Christina Féo • Desirée Monteiro Cordeiro • Edinei Aparecido Mora • Elisabete Regina Baptista de Oliveira • Enézio de Deus Silva Júnior • Fernando Augusto Montai y Lopes • Glória W. de Oliveira Souza • Heverton Garcia de Oliveira • João Batista Pedrosa • Jonas Alves da Silva Junior • Jorge Alberto Álvarez Díaz • Liliana Lopes Pedral Sampaio • Luiz Mott • Luiz Roberto Prandi • Maria Thereza Ávila Dantas Coelho • Martha Freitas • Patrícia Sanches • Pedro Federico Hooft • Rogério Amador de Melo • Silvana do Monte Moreira • Suely Aldir Messeder • Tereza Rodrigues Vieira • Toni Reis
Organizadora: Tereza Rodrigues Vieira
Editora: Consulex
Edição: 1ª/2012
Páginas: 420
Link de compra: http://www.consulex.com.br/item.asp?id=1339
Ascensão – Silvano Tolentino Leite
0Selecionada pela lei de incentivo à cultura no município de Bragança Paulista em 2009, a obra faz versa o nível psicossocial superior adquirido por um gay quando informado de
seus direitos civis e de sua positiva função espiritual no mundo.
Representa, por conseguinte, uma classe marginalizada ascendente e, ao mesmo tempo, a ascensão da indignação diante de uma turba brasileira perseguidora, desumana, machista, sexista, ignorante e fundamentalista religiosa. Junto com os direitos civis vêm a onda de violência que parece não parar de crescer. Uma sociedade moralista e profundamente mal-educada sexualmente, com todas as suas relações afetivas em colapso, precisa com urgência de se desamarrar dos valores medievais.
O autor Silvano Tolentino cria narradores indignados, irônicos, à beira da agressividade e quase tragicômicos porque percebeu, desde há muito tempo de consciência de vida, principalmente há três anos atrás no início de sua pesquisa sobre homofobia, lesbofobia e transfobia, que a onda de violência contra tais representações sexuais seria inevitável, uma vez que muitos líderes religiosos católicos e evangélicos promoviam abertamente a relação entre as sexualidades referidas e o que há de pior no mundo e na vida.
É a ascensão também do medo, da paranoia, da luta e da falta de coerência política brasileira devido um rapaz de sexualidade não-normativa atingir o ápice de sua consciência cidadã e exigir os direitos que lhe cabem.
Autor: Silvano Tolentino Leite
Editora:ABR
Assunto: Comunicaçao-Jornalismo
ISBN: 9788561406356
Idioma: Português
Ano de publicação: 2011
Edição: 1
* Fonte: http://leodemeter-jornalismo.blogspot.com
MANUAL DE DIREITO DAS FAMÍLIAS – Maria Berenice Dias
0
Neste livro, a autora faz uma leitura crítica do código civil. Traz uma apresentação dos temas convencionais, com assuntos que normalmente não aparecem no direito de família, entre os quais famílias plurais, situação legal da mulher e dano moral. Faz referências às posições divergentes da doutrina e às orientações jurisprudenciais distintas.
6ª edição
Autora: Maria Berenice Dias
Páginas: 672
ISBN: 978-85-203-3645-8
Ano de publicação: 2010
Editora: Revista dos Tribunais
UNIÃO HOMOAFETIVA: O PRECONCEITO E A JUSTIÇA – Maria Berenice Dias
0
O tema da presente obra é alvo de constantes questionamentos e discussões infindáveis. Trata a Autora dos aspectos jurídicos das uniões homossexuais, denominadas hoje, preferencialmente, uniões homoafetivas, termo que afasta algo do preconceito que lhes é devotado.
O texto começa com as questões históricas e traz uma visão global e local. Aborda a parceria civil, o perfil constitucional, as interfaces da família, a omissão legal e os caminhos a serem percorridos. Ingressa nas questões processuais e, após, nas questões civis, como a natureza jurídica, a obrigação alimentar, o direito sucessório, a filiação e, finalmente, o direito de mudar. Em anexo, encontram-se praticamente todas as normatizações e todos os projetos legislativos a respeito. Ao final, traz ampla bibliografia sobre o tema LGBTTT.
Autora: Maria Berenice Dias
Páginas: 320
ISBN: 978-85-203-3455-3
Ano de publicação: 2009
Editora: Revista dos Tribunais
Link de compra: http://www.rt.com.br/?sub=produto.detalhe&id=12062
ADOÇÃO PARA HOMOSSEXUAIS – Luiz Carlos de Barros Figueiredo
0
Nesta obra o autor traz a lume um tema extremamente controvertido.
O tema consubstancia claramente a agenda do futuro da questão, pois deverá ser o primeiro ponto da pauta de reivindicações após aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 1.151/95 que regula as parcerias civis registradas entre pessoas do mesmo sexo.
Como as poucas abordagens em artigos de livros e jornais não aprofundavam os aspectos jurídicos, o autor fez sua análise à luz da Teoria Geral do Direito, apontando que com base no jusnaturalismo e no |Positivismo, em quaisquer de suas vertentes, seria impossível deferir pedidos de adoção para homossexuais. Entretanto, iluminado pela Teoria Garantista dos Princípios, e Direitos Fundamentais da Constituição e do Chamado Realismo Jurídico, tal é perfeitamente possível, desde que demonstrado que a solução do caso concreto atende ao superior interesse da criança.
(1ª edição, 2001 e 8ª reimpressão em 2008)