O que é homofobia?
A homofobia é a atitude de hostilidade contra as/os homossexuais; portanto homens ou mulheres[1]; designando o distúrbio psíquico revelado por aqueles que experimentam medo ou ódio irracionais diante da homossexualidade[2].
Sinteticamente, é o termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou discriminação tendo em vista que a palavra fobia, vem do grego e significa medo.
A homofobia está tão enraizada na cultura, na inversão dos valores que se perderam com o tempo, um exemplo disso é a expressão da palavra “gay”, criada em 1968, para designar uma atitude de auto-estima e ativismo diante do preconceito e da discriminação, objeto de combate de grupos criados na época, originados pela resistência física de clientes do bar homossexual “Stonewall Riot” no bairro nova-iorquino Greenwich Village, diante da violência empregada numa batida policial[3], todavia na atualidade tal expressão símbolo de um pedido de socorro a sociedade foi banalizada e hoje sua utilização hostil serve para dar conotação pejorativa a outro individuo.
Sobretudo, é importantíssimo analisarmos tal questão na visão do pesquisador Daniel Borrillo “a homofobia é o medo de que a valorização dessa identidade seja reconhecida; ela se manifesta, entre outros aspectos, pela angústia de ver desaparecer a fronteira e a hierarquia da ordem heterossexual[4]”.
Pode se reconhecer a homofobia por vários aspectos, sobretudo no cotidiano da vida, por injúrias, insultos, agressões, privações com aqueles que não partilham da mesma sexualidade considerada “normal”, promovendo assim a violência e o preconceito social.
A normalidade por sua vez é relativa, instala-se na aculturação moral de determinados grupos, da convivência ou intolerância a determinadas coisas ou pessoas, estando intimamente ligada com a homofobia na correlação de alienação dos heterossexuais.
Abrangendo todo o explanado, o professor Marco Aurélio Máximo Prado, ao escrever o prefácio do livro homofobia assim disserta[5]:
“pensar a homofobia exige-nos compreender essas práticas do preconceito não como meramente individuais, mas, sobretudo, como consentimentos das práticas sociais, culturais e econômicas que constituem uma ideologia homofóbica”.
Sendo assim, a prática da homofobia, nada mais é do que o enraizamento de um sentimento negativo, de repulsa, a qualquer sujeito com conduta sexual diversa daquele individuo.
Até a próxima
[1] BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte. Editora: Autêntica, 2010, página 13.
[2] RIOS, Roger Raupp. A Homossexualidade no Direito. 19.ª edição. Porto Alegre. Editora: Livraria do Advogado, 2001, página 54.
[3] Cf. RIOS, Roger Raupp. A Homossexualidade no Direito. 19.ª edição. Porto Alegre. Editora: Livraria do Advogado, 2001, página 52.
[4] BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte. Editora: Autêntica, 2010, página 17.
[5] Idem, Ibidem, página 10.
Oi Tiago e amigos do GADVS, parabéns pelo trabalho!! Que bom sermos parceiros nessa causa né?
Abraço!
Marquinhos Sousa
orgulhomix.com
Parabéns ao autor pelo texto, prático e muito coerente.
Parabéns ao grupo pelas mensagens e ao apoio a comunidade LGBTT.
Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes… Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ? hoje e no decorrer da história ? pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ?; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, ????? ? medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é http://www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço ? http://www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com .
P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões.
Atenciosamente JORGE VIDAL
muito interesante pois acridito que vc e contra isso parabéns
parabens
parabens ao autor do texto [
Muito bom, adorei o texto, deixa tudo muito bem claro! Parabéns!
adorei o texto ! continuem com essa luta contra a homofobia
gostei muito parabéns
obrigado seu texto mi ajudou muito no meu trabalho sobre homofobia!
esse sate é muito massa!
Parabéns! me ajudou muito para fazer meu trabalho sobre homofobia.
HOMOFOBIA É CRIME!
esse texto é muito legal ele ajudou muito,o que é homofobia?
Parabéns.
Parabéns
O texto esta muito bom. Parabéns
Não entedia a espressão homofobica e descobri atraves deste pequeno texto que ser homofobico não é algo muito bom
Quero deixar aqui meu recado mesmo uma pessoa tenha opições sexuais diferente aquilo que imaginamos ser normal nos temos a obrigação de ama- los e respeita- los pois são seres humanos que merecem ser respeitados
Pois conheço alguns que são tao amaveis e caridosos solidarios e também conheco alguns homofobicos que além de serem preconceitosos não nem de perto pessoas tao agradaveis quando os gays
bjs a todos os gays do mundo
e isso ai, todos nos somos iguais temos ,que saber deferenciar isso..
homofobia ninguem merece
texto craro, que vem a escrarecer a discriminação dentre diferentes lados da sociedade, melhor ainda, para se compreender melhor se imagine em lugar de uma pessoa discriminada vc discriminador, como seria?
Talvez vc se sentisse mal, então mude-se e viva de bem com a vida ainda tem tempo.
Esse texto deixou bem claro o que é homofobia e mim ajudou muito no trabalho como tema a homofobia, parabens o autor desse texto.
You are my inspiration , I have few web logs and very sporadically run out from to brand. bbbcfekbgedk
Very good blog post.Really thank you! Fantastic. kgedcegdekck